Ponto de Cultura Núcleo de Exibição Itinerante de Rio Bonito

Seja bem vindo ao
Ponto de Cultura
Núcleo de Exibição Itinerante de Rio Bonito!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

I FESTIVAL DE CINEMA DE RIO BONITO - CINE RIBA - 14, 15 e 16 de outubro




14/10 - Abertura e Mostra Competitiva
15/10 - Mostra Competitiva
16/10 - Mostra Especial e Premiação

As exibições serão sempre às 19 horas e a entrada é GRATUITA.






Programação do I Cine Riba:

14/10 - quinta-feira

Garoto Barba (ficção) – Dir: Christopher Faust – 13`59`` – Curitiba – PR

Sinopse: Fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado porque as outras pessoas costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pêlos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, que mostrará a seus pais e a cidade inteira que às vezes vale a pena lutar pelo o que se realmente é.

Entre Nós (animação) – Dir: Erick Grigorovski – 14`45`` - 2010 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: O curta de animação narra o drama vivido pela adolescente Luisa, durante uma viagem em que seu pai e parceiro de escalada, Aurélio, sofre um sério acidente, enquanto os dois escalavam uma grande montanha na serra. O experiente escalador cai por centenas de metros, sumindo no meio da vegetação e da neblina. Longe de auxílio, sozinha e enfrentando uma tempestade gelada, a menina precisará reunir todas as suas forças para escapar com segurança.

O Retorno de Saturno (animação) – Dir: Lisandro Santos – 12’15`` – 2009 – Porto Alegre – RS

Sinopse: Segundo a Astrologia, o Retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa. É o que acontece com um homem que perde o emprego, fica sem namorada e com três filhos para cuidar.

Lado B (documentário) – Dir: Rafael Jardim – 15` - 2006 – Salvador – BA

Sinopse: O fascinante universo do vinil é relembrado por colecionadores que apresentam algumas raridades e falam da época em que o LP reinava no mundo musical.

O perdedor (ficção) – Dir: Vitor Leobons – 19` - 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: O Cara convidou a garota para um jantar romântico. Ele sempre foi apaixonado por ela e achava que era hora de se declarar. Ele também achava que ia ser simples. Ele achou errado...

O último dia (ficção) – Dir: Christopher Faust – 13`59`` – Curitiba – PR

Sinopse: Toni irá se mudar. Decide passar seu último dia na cidade bebendo com os amigos de infância.

Dique do Tororó (documentário) – Dir: Carine Barreto – 4’45`` – 2009 – Salvador – BA

Sinopse: Giro flagra o movimento do cotidiano do Dique do Tororó, os passantes, suas belezas naturais e mostra uma breve história entre passado e presente.

Reviravoltas (ficção) – Dir: Cacinho – 12`49`` – 2010 – Juiz de Fora – MG

Sinopse: O jovem trabalhador Jorge, é confundido com um bandido que minutos antes assaltara um ônibus e é preso. Mesmo sendo reconhecido pela justiça de que não foi ele quem assaltou o ônibus, Jorge não consegue voltar a sua rotina de trabalhador e percebe que para algumas pessoas neste país o crime compensa.

Giro Santa Bárbara (documentário) – Dir: TVFTC – 4’06`` – 2009 – Salvador – BA

Sinopse: Giro flagra a Festa da Padroeira dos Bombeiros “Santa Bárbara”no dia 4 de dezembro de 2009, a procissão e seus fiéis.

Depois da curva (ficção) – Dir: Helton Paulino – 18’ – 2009 – Campina Grande – PB

Sinopse: Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o fará reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma antiga amizade.

Dos 20 segundos antes do beijo (ficção) – Dir: Carolina Moraes – 8’ – Rio Bonito – RJ

Sinopse: Poesia envolve a expectativa antes do primeiro beijo de um casal apaixonado.

15/10 - sexta-feira

Uruca (animação) – Dir: Erick Grigorovski – 8`- 2008 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Num domingo perfeito para a escalada em rocha, Hugo e Felipinho tentam subir por uma das vias mais exigentes e cobiçadas do Pão-de-Açúcar, a “Uruca”. Além de toda concentração e técnica necessárias, os dois enfrentam vários contratempos, que aumentam ainda mais o desafio.

Maria Ninguém – (ficção) – Dir: Valerio Fonseca – 12`- 2008 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Durante visita da atriz Brigitte Bardot a Búzios nos anos 60, menino Sandro, filho de pescador, vive paixão platônica pela atriz francesa.

O teste (ficção) – Dir: Diego dos Anjos - 21`30`` - 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: É madrugada no bar de João e ele não tem mais esperanças na vida. Abandonado pela mulher e viciado em jogo, ele questiona sua fé. “Onde está meu Deus que não me ajuda?”. Subitamente, o misterioso Tiago entra no bar e pede uma cerveja. Os dois homens iniciam um papo sobre a vida e... Deus. Mal sabe João que Tiago não está ali por acaso e que este intrigante cliente lhe apresentará um dilema que mudará sua vida para sempre.

7.30 (ficção) – Dir: Bruno Laet – 13`27`` - 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Um homem acorda seguidamente dentro de um sonho. Preso na própria memória, revivendo sentimentos, ele busca uma forma de redenção.

Moda em pedaços (documentário) – Dir: Heverton Lima, Fabiana Ribeiro, Sérgio Villa Lobos – 2006 – 16` - Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: O documentário mostra algumas facetas do mundo da moda no Bairro do Bom Retiro em São Paulo. Os depoimentos dos catadores de lixo para reciclagem e das costureiras de retalhos desvendam um mundo que vai além do glamour e do comércio da moda.

Mais uma história de amor ou as incríveis aventuras do audacioso Telepatoman (ficção) – Dir: Vitor Leobons 10` – 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Era uma vez um super-herói como aqueles que nós conhecemos nas histórias em quadrinhos, com nome engraçado, fantasia colorida e aventuras fantásticas, mas que um dia se depara com seu maior desafio: como se declarar para a mulher que ama!

Os olhos de Alzira (ficção) - Dir: Heverton Lima – 2010 – 10` - Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Alzira, uma senhora idosa, solitária, passa os dias lembrando da sua infância. Todas as suas recordações estão contidas numa caixa, que se transforma no que há de mais precioso para Alzira.

Espetáculo – O Mágico e a Domadora (animação) – Dir: Rafael Jardim – 3` – 2010 Salvador – BA

Sinopse: Uma simples briga de casal transforma-se em números repletos de magia, onde as cores do circo unem-se ao Mágico e à Domadora compondo um belo espetáculo. Animação produzida com a técnica stop-motion, feita com bonecos de massa de modelar.

Bucaneiro (ficção) – Dir: Juliana Milheiro – 17’ – 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Uma comédia sobre a história de Jonny e Ana passando pela discussão da pirataria no audiovisual.

Breve passeio (ficção) – Dir: Rafael Jardim – 15`– 2009 – Salvador – BA

Sinopse: A pedido da nora grávida, Margarida foi deixada num asilo pelo filho, que prometeu buscá-la após o nascimento do bebê. Alguns anos se passam e Margarida continua no asilo, onde fez amigos e agora planeja um passeio para conhecer sua neta.

Retratos (documentário) – Dir: Leo Tabosa e Rafael Negrão – 18` – 2009 – Recife – PE

Sinopse: Retratos, conta a história de 6 travestis que desempenham diferentes atividades profissionais desvinculadas da prostituição no Estado de Pernambuco. O vídeo mostra como a vida de cada um deles pode ser tão comum quanto à de qualquer outra pessoa.

16/10 - sábado - Mostra Especial e Premiação

Seis Olhares de Quinta (ficção/documentário) - 16’- 2008 - RJ
Seis curtas-metragens produzidos por alunos e professores da rede pública estadual de ensino de várias cidades do Rio de Janeiro, cujo tema é a Quinta da Boa Vista.

Prova... de amizade (ficção) - 13’- 2008 - Rio Bonito - RJ

Filme produzido e dirigido por Flavio Migliaccio em parceria com alunos do Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa.

O Nosso Livro (ficção) - Dir: Claudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz - 15’- 2005 - Rio de Janeiro - RJ

Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados.

3 comentários: